A querida amiga Maria Luisa enviou-nos flores, primorosas flores brancas de “melocotonero”, “colhidas” nos jardins do Alcázar de Sevilha, que chegam como um pouco da Primavera andaluza, um consolo para os rigores deste nosso Verão de chuvas devastadoras, inundações e desastres. “Pêssego” é uma palavra bonita, que remete à origem pérsica da fruta que os romanos, por a apreciarem tanto, espalharam por toda a Europa, antes que, de caravela, chegasse até aqui. Mas, em “Melocoton”, é mais viva sugestão do sabor inigualável, do sumo e perfume delicados. Só de pronunciar, dá-nos água na boca, “melocoton”, uhmmm! “Pêssego” também é bom e tem lá sua graça em termos de sonoridade, mas deixa escapar uma certa aspereza, quem sabe, por causa do proparoxítono.
Aqui, temos floradas brancas de pessegueiro, porém, mais recorrentes as róseas. As flores do “melocotonero” dos jardins do
Alcázar vêm com essa brancura desconcertante de narciso, a calhar para
enfeitar um verão insólito. (nm)
Y cuenta la leyenda que los alarifes moros que trabajaban en el Alcázar de Sevilla en tiempos del rey Pedro I ("el Cruel" para unos y "el Justiciero" para otros), sentían nostalgia de su querida Granada y plantaron melocotoneros para que sus flores les recordaran la nieve de Sierra Nevada...
ResponderExcluirUn gran abrazo
Querida Maria Luisa: Suas palavras enfeitam tanto este O&B quanto um "melocotonero" florido. Como é saber que, em seu momento, saudade e poesia transportaram até os jardins do Alcázar as neves de Serra Nevada. Maravilha!
ResponderExcluirDeu vontade de degustar um pêssego!!!!!
ResponderExcluirE isso, Magda. "Melocoton" ou pêssego, é tudo muito bom. E tem essas flores de puro encanto.
ExcluirLindas flores brancas, saboroso fruto perfumado, o melocoton é uma fruta bem suave e peculiar ! Amei esta crônica, obrigada! Um abraço.
ResponderExcluirObrigado por seu comentário generoso. É bom receber sua visita aqui neste O&B.
ResponderExcluirLinda a foto das flores brancas e lindo o texto!
ResponderExcluirValeu, Cândida. Obrigado.
ResponderExcluir